domingo, janeiro 28, 2007

Dilema do Gentleman

Esse talvez seja o post mais sucinto de todos aqui no blog. Falarei sobre um acontecimento ocorrido alguns dias atrás, que me fez pensar bastante.

Estava eu no hall do bloco, aguardando pelo elevador. Como moro em um andar baixo, às vezes ele custa a chegar. Tinha acabado de abrir o pacote de Bono Wafer Morango, que havia ganho faz pouco tempo. Até aí tudo bem, quando o elevador chegou, já tinha comigo duas bolachas e já tinha deixado o chão cheio de farelo. Quando o elevador chega, percebo que tinha um moço limpando-o. Isso é normal, eles ficam limpando enquanto as pessoas sobem e descem. Como sempre, dei um oi, e ele respondeu. Nada de puxar assunto, só "oi-tchau", mesmo. Mas pude perceber que ele olhava para o meu pacote de bolacha com um certo gosto, e estranhei. Aí, vieram as possibilidades: como uma bolacha e sujo o elevador que o cara tá limpando? Dou uma bolacha pro cara, e contribuo para sujar mais ainda o elevador? Não como e nem ofereço, mostrando que não quero sujar o elevador?

Bem, no meio dessa confusão, optei por não comer e nem oferecer, e zelar pela limpeza do elevador que, de um jeito ou de outro, não é só meu. Mas esse dilema me ficou na cabeça, e até hoje, tô grilado. Ahh sim, não pensem que me considero um gentleman, só coloquei isso no nome para relacionar com educação. =)

Nenhum comentário: