domingo, janeiro 14, 2007

(music) + (think)

Ultimamente andei pensando sobre essa combinação. Do mesmo jeito que uns falam que videogame deixa as pessoas violentas e que livros deixam a pessoa mais culta, música pode influenciar em vários aspectos. Assim como sempre faço, o exemplo da vez sou eu mesmo. Bem, tentarei deixar isso bem claro, com detalhes, então, boa leitura, jovens cultos!

Vou começar pelas músicas que são chave, entende? Aquelas que vale a pena ouvir e re-ouvir, só pra fixar uma idéia na cabeça. Por exemplo, com o Pete Murray aprendi que dias melhores virão, e com o Zero 7 aprendi que estamos vivos, então temos motivos para comemorar. Ouvi o lindo tributo à melhor música do mundo pelo Tenacious D e ouvi a declaração de amor dos obssessivos caras do Art Brut.

Em contra-partida, temos aquelas frases que não te fazem pensar, mas são legais para compartilhar. "If you're looking for a friend, you can kiss my ass." como já dizia a música do !!!. Assim, também aprendi que mesmo latas no ar são motivos de xingamento com o Transplants, e que você pode falar merda que ninguém percebe, assim como o Arctic Monkeys fez.

Não, também tem a parte melosa/amorosa/romântica/corno manso da música. "Eu te vi, foi incrível!" diriam os caras do Presidents Of The USA, enquanto o Johnny Cash dizia "Love is burning flame". Sim, claro, o(s) rei(s)! Enquanto o Elvis cantava Love Me Tender, Roberto Carlos cantava repetidos "eu te amo." Tá, tosco mas legal, fazer o que...

Como idéias avulsas, o Futureheads cantava que na maioria dos casos não, alguns sim. O Bodyjar lutava contra a anorexia na Austrália, o Nofx lutava para manter a elite do punk rock e o Public Enemy lutava contra o poder. Em contra-partida, o Rise Against lutava por uma life less fighting :P

Ficou muito grande, então, o gran finale chegará. Como todos sabem, tenho cuidado extremo com o superlativo, mas essa é exceção. Et Pourtant La Nuit... é sim a música mais bonita que eu já ouvi. Os filhos da puta do Below The Sea conseguiram fazer uma música de quatro minutos e meio, sem nenhuma palavra rodar como um filme na minha cabeça. A música é simplesmente foda, com direito a chuva e a um respiro de alívio/ressentimento. Nossa, na moral, ouça. Agora, fui, boa noite.

Nenhum comentário: